Banco de dados de questões do vestibular perguntas e respostas comentadas
questões de vestibulares
|
 

Questões Ufpr-1995

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufpr
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Dentre as várias funções realizadas pelo sangue, a de defesa orgânica é realmente notável, sendo desempenhada por uma categoria muito especial de células nele presentes. A figura adiante mostra, de forma esquemática, um modo como estas células do sangue podem realizar seu papel de defesa. Descreva-o.

resposta:Os glóbulos brancos neutrófilos são capazes de realizar a diapedese, ou seja, atravessam as paredes dos capilares sangüíneos e fazem fagocitose, englobando bactérias e outros corpos estranhos que porventura tenham invadido os tecidos.

origem:Ufpr
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:"À transferência de energia, desde os produtores até os decompositores, através de uma série de organismos que consomem e são consumidos, dá-se o nome de cadeia alimentar ou trófica. Assim, as plantas verdes ocupam o primeiro nível trófico, os herbívoros o segundo nível e os carnívoros os níveis superiores." Baseado nesta afirmativa, justifique por que os vegetais são qualificados como produtores.

resposta:Porque são os principais seres vivos capazes de produzir matéria orgânica por fotossíntese.

origem:Ufpr
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Os insetos apresentam três tipos de desenvolvimento pós-embrionário: ametábolo, hemimetábolo e holometábolo. Com base nas figuras a seguir, identifique e caracterize os três tipos.

resposta:A - Ametábolos, sem metamorfose. Do ovo se desenvolve um animal idêntico ao adulto.

B - Hemimetábolos, com metamorfose parcial. Do ovo desenvolve-se uma ninfa sem asas e incapaz de se reproduzir. Segue-se o adulto alado e capaz de deixar descendência.

C - Holometábolos com metamorfose completa. O ovo origina a larva ou lagarta, que origina uma pupa ou crisálida, que evolui para o adulto alado e capaz de se reproduzir.

origem:Ufpr
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Um levantamento populacional de borboletas realizado no final do século XVIII, no norte da Inglaterra, revelou um grande número de borboletas claras e uma minoria de cor escura, todas da mesma espécie. Um levantamento idêntico, realizado 50 anos mais tarde, constatou uma inversão do quadro, sendo a maioria das borboletas encontradas de cor escura e apenas umas poucas de cor clara. Durante esse período de 50 anos, um grande número de indústrias se instalou na região; seu combustível, carvão, produzia uma acentuada poluição, caracterizada por uma cobertura fuliginosa negra, tanto nas construções como nas plantas. Como poderia ser explicada evolutivamente a mudança na proporção de borboletas claras e escuras?

resposta:As borboletas melânicas se adaptaram melhor ao ambiente escurecido pela fuligem. As variedades claras são alvos mais fáceis de seus predadores quando pousadas sob um fundo escuro.

origem:Ufpr
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Uma área, originalmente ocupada por floresta, é transformada em pastagem. Esta, após abandonada por alguns anos, naturalmente se modifica, tendendo a ser reocupada pela vegetação natural. Como se denomina este processo de reocupação, e de que forma ocorre?

resposta:Sucessão ecológica secundária que ocorre em áreas anteriormente habitadas e que foram devastadas natural ou artificialmente. Os seres pioneiros geralmente são gramíneas, que antecedem a vegetação arbustiva, seguida de árvores de maior porte.

origem:Ufpr
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:"Hitler mentiu aos alemães. Não há raças puras. Todas as raças são heterogêneas pela própria dinâmica do mecanismo hereditário e pelas miscigenações sucessivas sofridas durante séculos e milênios. Só há uma humanidade." (FREIRE-MAIA, Newton. Brasil:" Laboratório Racial". 2a ed. Vozes. 1975. p. 29).

Com esta afirmativa, o geneticista Dr. Newton Freire-Maia queria dizer que:
(01) Na prática não há raças puras por não existirem populações totalmente homozigotas.
(02) São as características culturais, como língua, religião e tecnologia, que definem o homem como espécie.
(04) Todas as populações humanas são capazes de miscigenação e pertencem atualmente a uma única espécie: Homo sapiens .
(08) Admitindo-se que não há raças puras, pode-se definir raça como uma população mais ou menos isolada que difere de outras populações da mesma espécie pela freqüência de características hereditárias.

soma = ( )

resposta:01 + 04 + 08 = 13

origem:Ufpr
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Em galinhas domésticas, o sexo feminino é heterogamético. Numa determinada raça, a coloração das penas é uma característica condicionada pelo gene C e é ligada ao sexo. O alelo que determina a coloração carijó é dominante sobre o alelo para a cor branca. O cruzamento de uma galinha branca com um galo carijó produziu somente aves carijós. Promovendo o intercruzamento destes descendentes, qual seria a proporção fenotípica esperada? Demonstre os cruzamentos.

resposta:P: (macho) ZßZß x ZöW (fêmea)

F: 50% ZßZß : 50% ZßW.

F x F: (macho) ZßZö x ZßW (fêmea)

F‚: 25% ZßZß, 25% ZßZö (machos) e 25% ZßW e 25% ZöW (fêmeas)

origem:Ufpr
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Observe as figuras representadas no desenho a seguir, identifique corretamente as fases representadas e descreva brevemente este processo de desenvolvimento embriológico.

resposta:Clivagem holoblástica (total) e quase igual a do ovo de Anfioxo (1 a 5). Gastrulação por embolia (5 a 8). Os fenômenos envolvem o aumento do número de células por mitose e a formação dos dois primeiros tecidos embrionários (ectoderme e mesentoderme) deste animal Cordado triblástico.

origem:Ufpr
tópico:
Histologia

sub-grupo:

pergunta:Sabendo que as glândulas são um tipo de tecido epitelial, explique a diferença na formação de uma glândula exócrina e de uma endócrina.

resposta:Glândulas exócrinas possuem canal (ducto) secretor, e glândulas endócrinas não possuem o canal secretor pois lançam hormônios diretamente na corrente sangüínea.

origem:Ufpr
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Uma célula vegetal é retirada de uma solução isotônica I, mergulhada em uma solução hipertônica II e, a seguir, transferida para uma solução III, que apresenta concentração idêntica à inicial I. Com base no desenho a seguir, descreva as modificações sofridas pela célula durante sua passagem pelas diferentes soluções.

resposta:A célula vegetal normal sofre plasmólise na solução II. Na solução III sofreu deplasmólise voltando à situação normal.

origem:Ufpr
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Certo dia, passeando por um sítio, você encontrou uma lagoa de águas muito límpidas e decidiu observar melhor este ambiente. De início, você notou a presença abundante de capim nas margens e de algas na água. Além disso, você pôde observar a fauna ali existente e do que se alimentava cada espécie, elaborando a figura esquemática a seguir:




Com relação a este ambiente e seus componentes, é correto afirmar que:
(01) O lambari, o girino e o cascudo são consumidores primários.
(02) O capim e as algas formam o biótopo deste ecossistema, e os animais, a biocenose.
(04) Caso este ambiente seja contaminado por DDT, a traíra será, dentre todos os animais deste ecossistema, o que terá a maior concentração do pesticida, pois se alimenta de três outros organismos do mesmo ecossistema.
(08) Os peixes deste ecossistema compõem uma população.
(16) Os peixes e girinos deste ecossistema são animais pertencentes ao filo Chordata, subfilo Vertebrata.
(32) A barata-d água é um inseto que apresenta, como todo Arthropoda da classe Insecta, corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen, e com três pares de patas.
(64) A garça é um vertebrado tetrápodo e pecilotérmico.

soma = ( )

resposta:01 + 16 = 17

origem:Ufpr
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:(01) O Schistosoma mansoni é um invertebrado parasita do ser humano e causador da doença de Chagas.
(02) Os mamíferos são animais vivíparos, com exceção dos monotremos, que são ovíparos.
(04) O sistema ambulacrário ou hidrovascular, presente nos equinodermos, relaciona-se exclusivamente com a locomoção desses animais.
(08) A maioria das aves é capaz de voar e, neste processo, além das asas e músculos associados ao vôo, são importantes a presença do ar nos pulmões e sacos aéreos e os ossos pneumáticos.
(16) Os anexos embrionários (cório, âmnio, alantóide e saco vitelínico) permitiram aos répteis e aves a conquista definitiva do meio terrestre. Além de evitarem a dessecação do embrião em desenvolvimento, permitem sua respiração, suprem-no com alimentos e armazenam suas excreções.
(32) A aranha-marrom, muito perigosa e comum em Curitiba, pertence ao filo Arthropoda, classe Arachnida.

soma = ( )

resposta:02 + 08 + 16 + 32 = 58

 


Próxima Página »

Página 1 de 2