Banco de dados de questões do vestibular perguntas e respostas comentadas
questões de vestibulares
|
 

Questões Ufrn-2002

REF. Pergunta/Resposta
origem:Ufrn
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Durante o almoço, Guilherme observou que a garçonete que trabalhava no restaurante estava grávida e usava meias elásticas. O professor falou que talvez fosse recomendação do médico para evitar que as pernas ficassem inchadas. As meias diminuem o inchaço nas pernas porque
a) reduzem o funcionamento das válvulas venosas.
b) ajudam a passagem de sangue nas artérias.
c) facilitam o retorno de sangue para o coração.
d) diminuem a chegada de sangue nas pernas.


resposta:[C]

origem:Ufrn
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:A tênia ou solitária é um platelminto hermafrodita destituído dos sistemas digestório e respiratório. Essas características proporcionam uma boa adaptação do parasita à vida no interior do intestino.

a) Diante da escassez de oxigênio no intestino, explique o mecanismo empregado pela tênia para obter energia.

b) Justifique, do ponto de vista evolutivo, a vantagem da tênia ser hermafrodita.

resposta:a) As solitárias obtêm energia através do processo de respiração anaeróbia (fermentação).

b) O hermafroditismo verificado em solitárias é uma vantagem evolutiva, pois facilita a reprodução sexuada com outros indivíduos que, com ela, coabitem o intestino do hospedeiro humano.

origem:UFRN
tópico:
Biologia

sub-grupo:Ciclos Hormonais

pergunta:Maria ia iniciar sua vida sexual. Como não queria engravidar, consultou a sua ginecologista, que indicou o uso de pílulas anticoncepcionais. A ginecologista deu informações a Maria sobre o funcionamento da pílula.
Como Maria ainda continuava com dúvidas, fez algumas perguntas à ginecologista. Faça o papel da ginecologista e tire as dúvidas de Maria.

a) "Como a pílula impede a gravidez?"

b) "Mesmo tomando a pílula, continuarei menstruando? Por quê?"

resposta:a) A pílula anticoncepcional combinada contém hormônios ovarianos sintéticos. A elevação dos níveis de estrogênio e progesterona causa diminuição da secreção hipofisária, necessária, através de seus hormônios (FSH e LH), para que ocorram, respectivamente, os processos de amadurecimento folicular e ovulação. A redução destes hormônios através do mecanismo de "feed-back" negativo não permite que estes fenômenos ocorram. Na realidade a "pílula" simula uma gravidez.

b) A utilização da pílula anticoncepcional não impedirá a menstruação. A interrupção de seu uso, durante 21 dias consecutivamente, permitirá que este fenômeno ocorra naturalmente.

origem:Ufrn
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Uma prática corriqueira na preparação de comida é colocar um pouco de "leite" de mamão ou suco de abacaxi para amaciar a carne. Hoje em dia, os supermercados já vendem um amaciante de carne industrializado.

a) Explique o amaciamento da carne promovido pelo componente presente no mamão, no abacaxi ou no amaciante industrializado e compare esse processo com a digestão.

b) Se o amaciante, natural ou industrializado, for adicionado durante o cozimento, qual será o efeito sobre a carne? Por quê?

resposta:a) Os amaciantes naturais e industrializados contêm proteases, enzimas relacionadas com a hidrólise das proteínas fibrosas que "endurecem" a carne. No corpo humano, a digestão das proteínas da carne tem início na cavidade gástrica, por ação da enzima pepsina. Prossegue no duodeno, onde atua a tripsina presente no suco pancreático e é finalizada pela atividade das peptidases existentes no suco entérico.

b) O cozimento causará a desnaturação das enzimas presentes nos amaciantes. Desta forma, a carne não sofrerá qualquer efeito, pois as enzimas desnaturadas não poderão desempenhar seu papel como catalisadores biológicos.

origem:Ufrn
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:As figuras a seguir representam a seqüência de eventos associados a uma queimada.




Analisando a seqüência de eventos acima, responda às questões.

a) Em que figuras estão INTENSIFICADOS o consumo e a produção de oxigênio e de gás carbônico? Por que isso ocorre?

b) Considerando que, na figura 2, todos os microrganismos do solo foram extintos, explique de que forma o ciclo do nitrogênio fica prejudicado.

c) Comparando as figuras 3 e 4, explique em qual delas se encontra a maior diversidade de animais.

resposta:a) As figuras 1 e 4 retratam, respectivamente, as matas primária e secundária nas quais são intensos a produção de oxigênio pela fotossíntese e, o consumo deste gás, pela respiração dos seres vivos.

b) A ausência de microorganismos impede a transformação de compostos nitrogenados em amônia (decomposição) e, posteriormente, a conversão desta em nitritos e nitratos solúveis (nitrificação). Deste modo, a vegetação secundária sofrerá deficiência de nitrogênio, pois o solo em que se desenvolve estará pobre em nitratos solúveis.

c) Na mata secundária (figura 4), haverá maior diversidade animal devido à maior oferta de alimento, representado pela vegetação.

origem:Ufrn
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:"Já está na hora de voltar. O motorista está buzinando. Vamos!" A turma entrou muito animada no ônibus e Ariosvaldo percebeu que o motorista era calvo. Ariosvaldo refletiu e perguntou: "Professor, por que não se vê mulher careca?" O professor respondeu que a ocorrência de calvície em mulheres era muito rara. Isso ocorre porque
a) o gene responsável pela calvície está no cromossomo Y.
b) a expressão do gene depende da presença de hormônios masculinos.
c) a calvície é uma característica genética cuja herança é ligada ao sexo.
d) a mulher só será careca se tiver os dois alelos recessivos.


resposta:[B]

origem:Ufrn
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Aproveitando a pergunta de Zeca, o professor esquematizou o processo de síntese protéica, em que os números I, II, III e IV representam moléculas de ácidos nucléicos.




A partir do esquema, é correto afirmar que
a) I corresponde ao RNA que contém o código genético determinando a seqüência de aminoácidos da proteína.
b) II corresponde ao RNA que catalisa a união do I com o III, durante o processo de transcrição.
c) III corresponde ao RNA que contém o anticódon complementar ao códon existente em I.
d) IV corresponde ao RNA que catalisa a ligação dos nucleotídeos com a desoxirribose.


resposta:[A]

origem:Ufrn
tópico:
Biologia

sub-grupo:

pergunta:Zeca perguntou: "Professor, já que as células-beta do pâncreas de um diabético não são capazes de sintetizar insulina, por que as células-alfa desse mesmo órgão não assumem esta função?" A síntese da insulina não ocorre nas células-alfa porque o(s)
a) gene da insulina está defeituoso.
b) cromossomos não têm o gene da insulina.
c) gene da insulina está inativo.
d) cromossomo com o gene da insulina não está presente.

resposta:[C]

 


« Página Anterior |